Ir para o conteúdo principal
Environment
Notícia8 de maio de 2023Direção-Geral do Ambiente4 min de leitura

Nota Conjunta à Imprensa sobre a Reunião entre a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Senhora Marina Silva, e o Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Senhor Virginijus Sinkevičius

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu, no dia 02 de maio de 2023, a visita do Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevičius.

Visit by Virginijus Sinkevičius, European Commissioner, to Brazil

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu, no dia 02 de maio de 2023, a visita do Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, Virginijus Sinkevičius.

Eles manifestaram o compromisso mútuo de fortalecer as relações estratégicas entre o Brasil e a União Europeia (UE) em matéria de clima e de meio ambiente, e reiteraram forte disposição em cooperar para enfrentar a tripla crise planetária de mudança do clima, perda da biodiversidade e poluição, promover o desenvolvimento sustentável e fomentar uma transição ecológica justa e inclusiva.

Ambos os lados enfatizaram a necessidade de dar uma resposta climática urgente e envidar esforços para a conservação e o uso sustentável da natureza. Salientaram os compromissos da UE e do Brasil com o cumprimento da Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ambas as autoridades comprometeram-se a trabalhar juntas para alcançar resultados ambiciosos sob a égide da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Acordo de Paris e a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal. Além disso, enfatizaram a importância da Convenção sobre Diversidade Biológica e saudaram o Quadro de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal como um passo fundamental para reduzir a perda da diversidade biológica e garantir que as contribuições das pessoas à natureza sejam valorizadas, mantidas e aprimoradas.

Brasil e UE reafirmaram seu forte compromisso com a conservação efetiva, uso sustentável e gestão de áreas terrestres, aquáticas, marinhas e costeiras.

Saudaram também a conclusão de um instrumento internacional juridicamente vinculante sobre a biodiversidade marinha em áreas fora da jurisdição nacional (BBNJ), que representa um marco e um claro compromisso com a proteção dos oceanos e dos seus recursos naturais e apelaram à sua rápida ratificação.

A Ministra Marina Silva e o Comissário Virginijus Sinkevičius deram seguimento à uma proposta da UE, para explorar e trabalhar na preparação do estabelecimento de um “Diálogo de Alto Nível sobre Clima e Meio Ambiente entre Brasil e União Europeia” ministerial, sob a Parceria Estratégica UE-Brasil.

Tal Diálogo terá o objetivo de promover o intercâmbio de visões sobre políticas ambientais e climáticas em âmbito nacional, projetos bilaterais de cooperação, além da coordenação para reuniões e foros multilaterais.

A ministra Marina e o comissário Sinkevičius reconheceram a sólida experiência técnica do Brasil em relação ao monitoramento do desmatamento, em especial por meio do sistema PRODES.

O Brasil reiterou seu objetivo de atingir o desmatamento zero até 2030.

A UE apresentou sua regulamentação sobre desmatamento como uma contribuição para enfrentar a perda global de florestas e apoiar os esforços para interromper e reverter o desmatamento.

Eles manifestaram apoio aos significativos esforços em curso feitos pelo Brasil para reduzir as taxas de desmatamento em todos os biomas, especialmente na Amazônia.

Nesse contexto, também concordaram em continuar a colaborar para aprofundar o diálogo e a cooperação técnica e financeira entre Brasil e União Europeia

A ministra Marina Silva e o Comissário Sinkevičius também discutiram o papel positivo que o Fundo Amazônia tem desempenhado como um mecanismo transparente e sólido de pagamentos baseados em resultados.

O Brasil acolheu com satisfação a disposição da UE em contribuir financeiramente ao Fundo Amazônia.

Eles discutiram as oportunidades oferecidas pelas abordagens de economia circular, bem como a bioeconomia sustentável para oferecer múltiplos benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Foi destacado o potencial para uma maior cooperação em questões como plásticos e gestão de resíduos.

Eles compartilharam o interesse em explorar possibilidades para promover colaboração no campo da bioeconomia sustentável, com vistas a construir e oferecer soluções sob medida para os desafios mais urgentes, como segurança alimentar, mudança do clima e perda de biodiversidade.

Foi também mencionada a necessidade de proporcionar oportunidades de negócios e melhor acesso ao mercado para produtos sustentáveis.

Ambas as autoridades enfatizaram a necessidade de adotar uma abordagem abrangente em relação à qualidade do ar e da água, incluindo o gerenciamento adequado de produtos químicos perigosos, microplásticos e pesticidas.

Nesse contexto, Brasil e UE destacaram a importância de alcançar resultados concretos nas Reuniões conjuntas das Partes (COP) das Convenções de Basiléia, Roterdã e Estocolmo, em andamento, em Genebra, na Suíça.

Brasil e UE também expressaram seu apoio à Resolução 5/14 da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) que lançou negociações com vistas a um instrumento internacional juridicamente vinculante sobre a poluição por plásticos, inclusive no ambiente marinho.

Eles concordaram em cooperar para o alcance de um resultado ambicioso nessas negociações, sublinhando a importância da eminente Segunda Sessão do Comitê Negociador Intergovernamental (INC2).

Ambos os lados discutiram os desafios relativos à água e concordaram em se engajar em um diálogo sobre os desdobramentos da Conferência da ONU sobre Água e a sua Agenda de Ação.

 

Informação detalhada

Data de publicação
8 de maio de 2023
Autor/Autora
Direção-Geral do Ambiente

EU Environment newsletter

Green landscape with person on bike, tree and buildings in the distance.

EU Environment newsletters deliver the latest updates about the European Commission’s environmental priorities straight to your inbox.