
As florestas são essenciais para a nossa saúde e bem-estar, e para a saúde do planeta. Ricas em biodiversidade, são também extremamente importantes na luta contra as alterações climáticas.
A nova estratégia da UE para as florestas para 2030 é uma das iniciativas emblemáticas do Pacto Ecológico Europeu, assentando na estratégia de biodiversidade da UE para 2030. A estratégia irá contribuir para atingir as metas da UE em matéria de biodiversidade, bem como a meta de redução das emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030 e a neutralidade climática até 2050. A estratégia reconhece o papel central e multifuncional das florestas e o contributo dos silvicultores e de toda a cadeia de valor baseada nas florestas para alcançar uma economia sustentável e sem impacto sobre o clima até 2050 e preservar zonas rurais prósperas e vivas.
A estratégia é acompanhada por dois documentos de trabalho: Documento de trabalho sobre a consulta das partes interessadas e a base em provas e Documento de trabalho sobre a promessa de plantação de 3 mil milhões de árvores para 2030.