
Ao longo das últimas décadas, as políticas ambientais da UE têm sido bastante benéficas, tanto para as pessoas como para o planeta.
No entanto, a Europa defronta, neste momento, desafios ambientais, climáticos e de sustentabilidade sem precedentes, entre os quais figuram a perda de biodiversidade, as alterações climáticas, a sobreutilização dos recursos e a poluição.
A fim de reagir a esta situação, a Comissão publicou, em 14 de outubro de 2020, uma proposta para um 8.º Programa de Ação em matéria de Ambiente
A proposta apoia os objetivos do Pacto Ecológico Europeu em matéria de ambiente e clima e permite à UE, no seu conjunto, reiterar o seu compromisso para com a visão para 2050 apresentada no 7.º PAA, ou seja, o facto de queremos assegurar o bem estar de todos dentro dos limites do nosso planeta.
A proposta para um 8.º PAA apela a um empenhamento mais ativo por parte dos intervenientes a todos os níveis da governação a fim de garantir que a legislação em matéria de clima e ambiente seja devidamente aplicada. A proposta serve de base para as ações levadas a cabo pela UE para realizar a Agenda das Nações Unidas para 2030 e cumprir os respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.